Mostrando postagens com marcador ti. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ti. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Profissional TI - Categorias

Vamos a um assunto polêmico na área de TI, como classificar um profissional?

Muitos já se perguntaram ao analisar uma oferta de emprego: que categoria pertenço?

Júnior, Plano ou Sênior?

Procurei ajuda no Google o venho partilhar os conceitos.

A RHInfo diz:
"Classificação júnior/pleno/senior
A classificação nos níveis júnior/pleno/senior depende dos seguintes fatores:
- tempo de experiência na função ou tecnologia
- porte das empresas ou projetos que atuou
De um modo geral:
. júnior - de 6 meses a 2 anos de experiência na função ou na tecnologia
. pleno - 2 a 4 anos de experiência na função ou na tecnologia
. sênior - acima de 4 anos de experiência na função ou na tecnologia"
Fonte: http://www.rhinfo.com.br/sal-ti.htm

o GUJ diz:
"Júnior - 1 a 2 anos de experiência
Pleno - de 3 a 7 anos
Sênior - acima 7 de anos"
Fonte: http://www.guj.com.br/posts/list/30207.java

Agora que sabemos, ou não, a que categoria pertencemos, deixo abaixo dois links com cargos e salários 2010

http://info.abril.com.br/professional/salarios/
http://www.rhinfo.com.br/sal-ti.htm

Até a próxima!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

IIS – Segurança

É, quando se precisa é que se dá valor aos help ou a blogs que facilitam nosso trabalho. Precisei implementar segurança no IIS e passei um bom tempo pesquisando.

Cenário: Implementar segurança no ISS utilizando “integração com autenticação do Windows” porém, definindo os usuários que terão permissão.

Solução: Utilizar “integração com autenticação do Windows” utilizando grupo de usuário.

Como fazer:

1- Criaremos um grupo no Windows com todos os usuários que terão acesso ao web site

- Abra o “Computer Management” (Iniciar\Painel de Controle\Ferramentas Administrativas)
- Navegue na árvore até “Local users and groups\Groups”
- Clique no “Group” com botão direito do mouse
- Uma lista de opção será exibida, clique em “New Group...”
- A tela “New Group” será exibida, nela informaremos: nome do grupo, descrição do grupo e adicionaremos lista dos usuários que compõe este grupo, utilizando o botão “Add”.
- Para finalizar clique no botão “Create” e feche a tela “New Group”

Nota: adotei a normatização de dar ao grupo o mesmo nome do web site, assim facilita a identificação do grupo e web site associados.

2- Definiremos o método de autenticação

- Abra o IIS (Iniciar\Painel de Controle\Ferramentas Administrativas)
- Clique no web site com botão direito do mouse
- Clique em “Properties”, a tela será aberta
- Na pasta “Directory Security” clique no botão Edit do “Authentication and access control”
- A tela “Authentications Methods” será aberta, desmarque todas as opções e marque apenas “Integrated Windows authentication”
- Clique no botão OK na tela “Authentications Methods”
- Clique no botão OK na tela “Properties”

3- Definiremos a permissão de acesso, ou seja, agora diremos qual grupo de usuários terá acesso.

- Ainda dentro do IIS
- Clique no web site com botão direito do mouse
- Clique em “Permissions”, a tela será aberta
- Na lista “Group or user name” deve-se remover todos os usuário ou grupos utilizando o botão “Remove”
- Clique no botão “Add” e adicione o usuário ou grupo desejado

Nota: este procedimento pode ser utilizado para definir o(s) usuário(s) sem utilizar propriamente um grupo

É isso! Até a próxima!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Multiversionamento de visões (view)

Arquitetura: SGDB Oracle 9i e ArcSDE 9.3

Cenário: Possuo tabelas alfanuméricas e espaciais gerenciadas pelo ArcSDE, preciso no Oracle acessar esses registros

Solução: Criar view's no ArcSDE dessas tabelas

Linha de comando:
sdetable -o create_mv_view -T [MV_VIEW] -t [TABELA] -u [USUARIO] -p [SENHA]

Fonte: ESRI